sexta-feira, outubro 08, 2004

Seminário internacional debate rumos do turismo no País

Para discutir os rumos do turismo e da hotelaria no País, a BSH International e a Fundação CTI-NE promoverão nos dia 18 e 19 de outubro o VIII Seminário Internacional de Investimentos em Hotéis e Resorts, no Ceasar Park Faria Lima Hotel, em São Paulo.

Quinto maior seminário de investimentos hoteleiros do mundo, o encontro vai reunir mais de 50 conferencistas de oito países para discutir em 13 painéis temas importantes para o setor como onde encontrar financiamento para a construção de hotéis, como melhorar a gestão de investimentos hoteleiros, vantagens e desvantagens de licenças e franquias de marcas, a crescente verticalização do mercado de resorts e o aumento dos investimentos portugueses no País.

Realizado com a presença do presidente da Embratur, Eduardo Sanovics, o encontro contará com grandes investidores como Antonio Jardim Fernandes (Grupo Dorisol/Portugal), Jorge Rebelo de Almeida (Grupo Vila Galé/Portugal) e Todd Noonan (Hotel Capital Advisors, que representa os investimentos do Príncipe Alwaleed Al Saud, da Arábia Saudita, maior acionista individual do Citigroup, maior acionista da EuroDisney e proprietário de vários hotéis, dentre os quais destacam-se o George V, de Paris, e o Plaza de Nova York).

Além de acadêmicos como Luiz Gustavo Barbosa (coordenador de Turismo e Hotelaria da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV), o seminário reunirá executivos de grandes companhias como Cameron Burnet (Sênior VP da SuperClubs/Jamaica), Christopher Knable (Cripiani Group/Itália), Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé/Portugal), Marcelo Matusita (Banco Espírito Santo/Portugal) Luis Araújo (Pestana Hotels & Resorts/Portugal), Álvaro Bezerra de Mello (Hotéis Othon/Brasil) e Pedro Dias (Grupo Reta Atlântico/Portugal).

John Bell, presidente da Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes virá para fazer um balanço do setor no mundo e discutir suas tendências.

O Seminário conta com apoio do Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), IH&RA (Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes), HSMAI (Associação Internacional de Marketing e Vendas de Hospitalidade) e a ISHC (Sociedade Internacional dos Consultores de Hospitalidades). As inscrições custam R$ 1.200,00 e R$ 700,00 para professores universitários e alunos de pós graduação (incluindo alunos de MBA). Informações pelo telefone (11) 3813-6676 ou pelo site

Turismo nacional - Em meio ao processo de retomada do crescimento econômico, o turismo nacional dá sinais de recuperação. No primeiro semestre de 2004, a Infraero detectou crescimento médio de quase 10% no movimento dos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, Brasília, Curitiba e Porto Alegre, comparando-se ao volume registrado neste mesmo período de 2003. Nos primeiro seis meses de 2004, houve 21.266.198 de chegadas e de partidas, contra 19.344.701 no ano passado. O fluxo de passageiros cresceu significativamente nos aeroportos de Salvador (19,43%), Brasília (12,63%), Curitiba (11,98%) e Guarulhos (11,58%).

Paralelamente, a Embratur comemora superávit de U$ 345 milhões no saldo do turismo nacional, nos primeiros sete meses do ano. A depreciação do real frente ao dólar gerou o crescimento do fluxo de estrangeiros ao Brasil. O saldo é a diferença entre o valor gasto pelos turistas estrangeiros no País e o valor desembolsado pelos brasileiros no exterior, durante um mesmo período. Em 2003, 4,1 milhões de visitantes de outros países gastaram U$ 3,4 bilhões no território nacional – 8,52% a mais do que no ano anterior. Na previsão do ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guias, o turismo deve gerar até o final de 2004 cerca de 200 mil novos empregos. No primeiro semestre, o setor já havia aberto 90 mil vagas.

Fonte: Lú Fernandes Escritório de Comunicação